Programa Gestão da Inovação

 

O CTA possui um Programa Gestão da Inovação para o desenvolvimento de produtos, processos tecnológicos e serviços inovadores e realiza suas atividades de pesquisas com a assessoria e consultoria da Harfsen Research no gerenciamento das estruturas dos projetos de inovação.

 

Os principais processos tecnológicos realizados pelo CTA, desde 2009, são as metodologias executadas e, ou, desenvolvidas pela equipe do CTA para o desenvolvimento e registro de produtos veterinários para empresas públicas e privadas, dissertações de mestrado e Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC).

 

Atualmente, o CTA possui um Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e com sua equipe capacitada vem realizando atividades para o desenvolvimento dos seguintes projetos:

 

 

 

  • • “Avaliação do impacto da azadiractina (Azadirachta indica, Meliaceae) sobre a biologia de Lutzomyia (Lutzomyia) longipalpis (Diptera: Psychodidae: Phlebotominae) e na transmissão da Leishmania (Leishmania) infantum chagasi”

    O produto inovador a ser desenvolvido neste projeto em parceria com o Instituto Oswaldo Fiocruz (Rio de Janeiro/RJ) é um medicamento composto por azadiractina para ser utilizado no controle de flebotomíneos.

     

    Objetivo principal:

    • Avaliar os efeitos do tratamento de flebotomíneos adultos com azadiractina, composto extraído de meliáceas, bem como o impacto deste na transmissão de Leishmania spp.

     

    Objetivos secundários:

    • Verificar possíveis alterações morfológicas do epitélio do tubo digestivo de exemplares adultos, por microscopia óptica e de transmissão, de fêmeas de L. (L.) longipalpis, tratadas com azadiractina;
    • Identificar possíveis alterações no ciclo evolutivo de L. (L.) i. chagasi no flebotomíneo vetor, decorrentes do tratamento com azadiractina.

     

     

  • • “Uso de farelo de arroz e de feijão quebrado na suplementação concentrada de ovinos de corte em pastejo intensivo”

    O produto inovador a ser desenvolvido neste projeto é composto de farelo de arroz e de feijão quebrado que são resíduos da agroindústria.

     

    Objetivo principal:

    • Avaliar a qualidade nutricional e o efeito de concentrados compostos de farelo de arroz e de feijão quebrado, comparativamente a outras opções de suplementação, sobre a composição química das dietas e os desempenhos zootécnico, comportamental e financeiro, em sistema com ovinos de corte manejados em pastagem intensiva, ocupada com a espécie Urochloa maxima cv. Mombaça, sob lotação intermitente.

     

    Objetivos secundários:

    • Caracterizar a qualidade nutricional, a digestibilidade e do farelo de arroz (14 e 17% de extrato etéreo) e do feijão quebrado, bem como das opções de suplementos, formuladas com essas duas fontes, nas condições de fornecimento exclusivo de concentrado, bem como na dieta total em pastejo.
    • Determinar a composição química de todos os componentes utilizados nas dietas dos animais (do pasto nas águas e na transição águas-seca, bem como dos suplementos a serem utilizados).
    • Formular suplementos concentrados com as fontes estudadas, com base nas características determinadas anteriormente.
    • Avaliar quatro tipos de concentrado (três com os alimentos a serem estudados, e outro formulado a base de milho e de farelo de soja) na alimentação de ovinos deslanados em pastejo do capim-Mombaça (Urochloa maxima cv. Mombaça). Isto, com objetivo de avaliar seus efeitos sobre:
    1. O ganho de peso corporal (kg/animal. dia);
    2. O consumo e a digestibilidade aparente dos nutrientes do pasto e dos suplementos;
    3. O comportamento animal;
    4. A avaliação financeira dos diferentes sistemas propostos sob condições de risco.

     

     

  • • “Programa de Melhoramento Genético do Gado Leiteiro da região serrana do estado do Espírito Santo”

    Os serviços inovadores a serem realizados pelo CTA neste projeto consistem em implantar um programa de melhoramento genético nas propriedades leiteiras capixabas com a intensificação da utilização das biotécnicas aplicadas à reprodução animal, como a Inseminação Artificial em Tempo Fixo, Transferências de embriões e Produção in vitro de embriões bovinos.

  • • Programa Leite com Técnica/Balde Cheio no Espírito Santo “Resgatando Vidas”

    O CTA apoia e recomenda a implantação do Projeto Balde Cheio nos municípios Capixabas com o objetivo de resgatar a dignidade e a auto estima do homem do campo, melhorando o uso racional e eficiente de suas terras, tornando-as produtivas e rentáveis, de forma sustentável.

     

    Objetivo.

    Promover o desenvolvimento da pecuária leiteira na região de atuação via transferência de tecnologia para os profissionais da área, quer sejam de entidades públicas ou privadas, oferecendo capacitação profissional, troca de informações sobre as tecnologias e monitoramento dos impactos ambientais, econômicos e sociais nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.

    Aplicar uma metodologia inovadora, onde uma propriedade leiteira de cunho familiar é utilizada como "sala de aula prática", com as finalidades de reciclar o conhecimento de todos os envolvidos (pesquisadores, técnicos, estudantes e produtores) e, ao mesmo tempo, servir como exemplo, ao demonstrar a viabilidade técnica, econômica, social e ambiental da produção de leite neste tipo de estabelecimento.

     

    Breve histórico (por Artur Chinelato de Camargo – EMBRAPA Pecuária Sudeste)

    Quando a Embrapa Pecuária Sudeste deu início no ano de 1998 ao que é hoje o Projeto Balde Cheio, nós nem imaginávamos onde poderíamos chegar. A intenção era simplesmente fazer algo mais do que proferir palestras ou escrever artigos e trabalhos que pouquíssimas pessoas iriam ler e mesmo assim, se tentassem aplicar o que estava escrito, teriam muitas dificuldades, devido à complexidade da atividade leiteira. Nós mesmos, ao tentarmos aplicar as tecnologias vigentes, tivemos que adaptá-las a cada situação encontrada nas propriedades participantes.

    A metodologia, antes muito condescendente com pesquisadores, extensionistas e produtores, foi gradativamente alterada, no sentido de uma cobrança mais acentuada das responsabilidades de cada membro envolvido.

    Nem nome fantasia o projeto tinha. No começo era chamado de Projeto de Agricultura Familiar - Leite. Posteriormente, mudou para Projeto de Viabilidade Leiteira em Propriedades Familiares. A seguir ficou conhecido como Projeto de Viabilidade da Produção de Leite em Pequenas Áreas e por fim Projeto de Viabilidade da Produção de leite em Pequenas Áreas de Propriedades Familiares, praticamente um resumo do projeto e não um título, até surgir o nome Balde Cheio sugerido pelo extensionista, o engenheiro agrônomo Adalberti Stivari da regional de Dracena da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), entidade da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que como em vários Estados brasileiros atua semelhantemente à EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural).

    O que desejamos é atender todos os municípios brasileiros que solicitarem sua inclusão no projeto, recuperando a auto-estima e a dignidade do produtor rural, permitindo sua fixação no meio rural e o resgate da importância fundamental da extensão rural como agente de desenvolvimento.

     

    Projeto Balde Cheio no Município de Domingos Martins - ES

    A equipe do CTA, representada pelos seus diretores João Luís Kill e Douglas Haese, juntamente com o professor do IFES – Santa Teresa –ES, Ismail Ramalho Hadadde, coordenador estadual do projeto Balde Cheio no ES, estiveram na Prefeitura Municipal de Domingos Martins para apresentar a iniciativa que foi bem recebida a aceita pelos membros presentes, dentre eles o prefeito Carlinhos Borboleta; os secretários municipais de Governo, Antônio Marcos Ribett e de Desenvolvimento Rural, Darci Schaefer; e dos técnicos extencionistas Elcio Bremenkamp e Elísio de oliveira. A partir dessa reunião, foi feito um levantamento das propriedades rurais desse município e o convite aos proprietários a participarem dessa iniciativa. Até o momento, 12 proprietários rurais se interessaram e aderiram ao programa e já estão obtendo os primeiros resultados.

    “Queremos contribuir para novas oportunidades de negócio para o homem do campo, especialmente aquele que trabalha na agricultura familiar. Este projeto em especial visa garantir melhores resultados de produção utilizando pequenas áreas e número reduzido de animais, sem prejudicar a qualidade do produto”, explica o secretário de Governo de Domingos Martins, Antônio Marcos Ribeti.

    Além de apoiar e incentivar esse projeto, o CTA oferece cursos de treinamento e capacitação profissional aos proprietários, técnicos, estudantes e demais interessados em adquirir conhecimentos específicos que possam agregar valor à sua atividade. A capacitação e a troca de informações acontecem na propriedade rural, que se torna uma “sala de aula“, chamada de unidade demonstrativa. A programação inclui, também, aulas teóricas na sede do CTA.

  • • “Desenvolvimento e aprimoramento de metodologias aplicadas para Cursos de Capacitação Profissional”

    O objetivo é realizar um serviço inovador para capacitação de alunos e profissionais com metodologia própria desenvolvida pela equipe do CTA nas áreas de nutrição, clínica, produção e reprodução animal.

    Alguns exemplos de cursos que serão lançados brevemente pelo CTA:

     

    1. Curso de biotécnicas aplicadas na Produção in vitro de embriões bovinos;
    2. Curso Prático de Inseminação Artificial em Tempo Fixo de bovinos;
    3. Curso Prático Intensivo de Cirurgia em Ruminantes;
    4. Curso de Exame Andrológico e Congelação do Sêmen bovino;
    5. Curso de Diagnóstico de Gestação e Sexagem Fetal em bovinos;
    6. Curso de Transferência de Embriões em bovinos;
    7. Curso de Aspiração folicular em bovinos;
    8. Curso de Consultoria e Gestão de Projetos na Agropecuária;
    9. Curso de produção Intensiva de leite
    10. Curso intensivo de Interpretação de analise de solos e recomendação de calagem e adubação de pastagens
    11. Curso intensivo de métodos experimentais para estudos com forrageiras e animais
    12. Curso de avaliação financeira de projetos agropecuários
    13. Curso de formulação de dietas para vacas leiteiras

     

     

  • • “Pesquisa, Desenvolvimento e Validação de plataforma on line para o gerenciamento de informações em tempo real no CTA”

    O produto inovador a ser desenvolvido neste projeto é uma plataforma on line para maximização do gerenciamento das informações dos estudos conduzidos no CTA com controle e monitoramento em tempo real das atividades, estruturas e animais do CTA.

Centro de Tecnologia Animal Ltda © 2014

 

Estrada Paraju x Ponto Alto, Km 2, s/n. - Paraju – Domingos Martins – ES – Brasil

CEP: 29.273-000  -  Fixo: (27) 3249 1048  -  Celular: (27) 99989 1810